segunda-feira, 12 de março de 2012

“Atelier de Poemagem”

Em colaboração com a Professora Maria de Lurdes, alguns alunos do 2.º ano criaram poemas a partir de imagens sugestivas.

Uma abelha...

Uma abelha toda enfeitada,

colorida e bem disposta,

solidária abriu a porta.

O seu amigo amarelinho

com um chapéu vermelhinho

olhou a abelha

e com carinho

aceitou um agasalho.

E de tão contente

aquela, bateu as asas

com felicidade.

E de tão bela

a sua atitude

Transformou-a

num anjo da amizade.

Grupo de meninas


Na nossa imaginação...

Uma imaginação sempre a voar

Voar as aves, pássaros e o nosso pensamento,

Pensamento o vento que empurra as nuvens

Nuvens carregadinhas de gotas que caem na terra

Terra que fica com água

Água transformada num rio

Rio que peixes têm solidão, o deserto

O deserto, terra de ninguém.

Grupo de meninos

Durante a semana da leitura foram várias as atividades desenvolvidas da EB1/JI do Viso.

· Segunda feira, às 11:00h, foi oficialmente aberta a semana da leitura. Inicialmente, foi lido um conto por cada turma, de seguida cantamos a música do livro e finalizamos com a entrega de poemas nas imediações da escola.

Terça feira teve lugar o concurso “Leitura em voz alta” na EB2,3 do Viso. Entre os vencedores estiveram dois alunos desta escola; a Sofia do 2.º A e o Ivo do 4.ºB.


· Quarta feira, foram lidos poemas criados nas salas de aula, numa sessão solene, porém, antes deste momento, os alunos do 1.º ano apresentaram uma parte do conto “A Flor vai ver o Mar” de Alves Redol, musicada.

·Quinta feira, a turma do 4.ºA foi visitar o Centro de Séniores do Viso e leram-lhes textos produzidos em contexto sala de aula.

· Sexta feira, foi o último dia de atividades e houve uma sessão de encerramento, novamente com apresentações de todas as turmas e, para finalizar, cantamos uma vez mais, a música do livro.






Um comentário:

  1. Lindos textos, lindas fotos, lindas actividades. Tudo na nossa escola reveste-se de uma aura especial. Tenho saudades destes momentos, mas sei que posso contar com as colegas para dar continuidade a um dos melhores momentos da minha vida, que foi pertencer a esse grupo docente. Um abraço com carinho e continuem.

    ResponderExcluir