quarta-feira, 21 de março de 2012

A Água


A água é muito importante para a vida. É de tal forma importante que o nosso organismo é maioritariamente formado por água, e é por isso que a água é um líquido vital para nos mantermos vivos.

Deve ser consumida potável e quando não sabemos em que condições se encontra ou não a consumimos ou então devemos fervê-la ou podemos utilizar outras formas de purificar a água.

Vamos busca-la à Natureza, onde se encontra líquida, nos mares, lagos e rios; sólida nos pólos e em montanhas muito elevadas, onde aparece em forma de gelo, ou então gasosa na atmosfera.

Nos mares a água é salgada devido à existência de cloreto de sódio nas rochas. Esta não é potável, ou seja não é boa para bebermos.

Nos rios e lagos dizemos que é doce, apenas para se distinguir da água do mar que é salgada. A água doce serve, entre outras coisas, para beber, tratar da nossa higiene, e produzir energia elétrica, além de ser uma via de comunicação.

O maior reservatório de água potável existe nas calotes polares.

Devemos poupar a água pois é um bem de primeira necessidade e existe muito pouca em toda a terra, pouca que seja aproveitável, ou melhor, que seja potável.

Água potável

incolor – não tem cor

inodora - não tem cheiro

insípida- não tem sabor

4º A

Nenhum comentário:

Postar um comentário