quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A LER+ Segundo Ano Escola EB1/JI do Viso




A nossa romã

A nossa romã
É fruto de Inverno
Ponho – o á minha beira
E de bagos encarnados,
Como – a á lareira.

Com a sua coroa
Parece rainha
Bonita e vaidosa,
Mas é deliciosa
E é toda minha.

Quem a olhava
Ficava admirado
E de tela na mão
E lápis ao lado
Veio o pintor
E fez um quadro

2ºA da Escola EB1/JI do Viso



A chuva e o sol

O sol não gostava da chuva, porque esta não o deixava brilhar.

Um dia, o sol zangado, pediu a ajuda do vento para afastar as nuvens que o ofuscava.

-Ó chuva és tão atrevida!

-Eu sou muito importante:

As plantas precisam de mim

-Eu também sou. Sem mim morriam afogadas e o meu calor fá-las crescer.

A chuva riu-se e disse:

-Prova o que estás a dizer

O sol começou a soprar com tanta força que fez desaparecer a chuva.

- Pára, sol. Eu vou subir, e vou pedir á minha mãe nuvem que chame as amigas e vamos trovejar e os nossos raios são tão fortes que te destroem.

-Vamos unir-nos, pois a floresta precisa de ti e de mim. Tu dás - lhe de beber e eu aconchego – as com calor.

E de mãos dadas, salpicaram as plantas com tanto amor, que as plantas brotaram mais verdes que nunca.


Autores: 2º A e 2º B





A TANGERINA BONDOSA

Era uma vez uma tangerina que vivia na quinta da professora Elvira , sobranceira ao Rio Douro , sua mãe tangerineira deliciava-se com a paisagem . Do mais elevado dos socalcos ela via enormes vinhedos e sentia pena das videiras nuas .

Que frio teriam!

- Ai filha , tangerininha, que sorte a nossa . Eu estou agasalhada com tantas folhas verdinhas e muito acompanhada pelas minhas filhinhas .

E vocês protegidas pela vitamina C, são muito saudáveis. Nem o sol de Inverno, nem as fortes chuvadas vos derrubam .

- Ouve , mãe . Parecem , vozes de crianças . Devem ir para a escola . Posso ir ter com elas para partilhar com todos o meu sumo?

E a mãe , feliz por ter uma filha tão bondosa , abanou as folhas num adeus.


2º ano turma A



A Papoila


A maravilhosa papoila

Que tem a cor encarnada

Com o seu pezinho verde

Para dar a sua amada

Porque era maltratada

E o campo de papoilas

Na floresta onde morava

Encheu-se de alegria e amor

Pois no coração da amada

Nasceu uma flor.


Autores 2º anos EB1/JI do Viso

Nenhum comentário:

Postar um comentário