segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reconto Semana da Alimentação

Este texto surgiu do reconto do livro "A Menina Flor-de-Couve", lido em contexto de hora do conto, na semana da alimentação.
" Vivia numa casa um casal que tinha um enorme desejo; ter um filho. E quis o destino que esse desejo se cumprisse, mas a dobrar. Um era parecido com a mãe, o outro era parecido com o pai. Uma bruxa malvada de bigode felpudo negro roubou um dos filhotes e levou-o para o seu Castelo Assombrado. Ela conseguiu levar a avante o seu objectivo e roubou o menino.
De manhã, quando os pais acordaram e foram ver os seus filhos, perceberam um que não estava lá. Foi a tristeza total. Decidiram entregar uma recompensa a que o encontrasse . A bruxa, que era muito ambiciosa, apresentou-se ao casal e disse saber do paradeiro do menino, mas o seu objectivo era tirar a filha e ficar com ambas as crianças. Ela carecia de dois criados para trabalhar na Horta das Couves-Mágicas, com as quais encantava jovens príncipes. Como era muito velha e feia, nenhum homem, nem mesmo o mais assustador, a queria.
Os pequenos cresceram robustos e tornaram-se em adultos muito belos. Descobriram, através de um sonho da bruxa (ela falava a dormir) que haviam sido roubados aos pais. Fartos daquela vida de escravatura, puseram mãos à obra e planearam uma fuga do Castelo Assombrado.
Depois de muita pesquisa, descobriram que os poderes da bruxa vinham do bigode. No dia seguinte, apanharam-na a dormir e raparam aquele monte de pêlo escuro que ela ornava debaixo do nariz. Quando a malvada acordou, sentiu-se desprovida de poder e nem agarrada à vassoura conseguia manter-se de pé.
Os irmãos aproveitaram a debilidade da bruxa e fugiram a sete pés. A bigoduda, do alto de uma janela do castelo , gritou: "Voltem, seus malvados. Ainda não arranjei um príncipe!"
Nem quiseram saber, seguiram uma estrada que levava a uma aldeia. Lá questionaram os habitantes acerca de um casal que perdera os filhos. Finalmente encontraram o casal. No final, celebraram com uma salada de alface, cenoura, milho, tomate e ervilhas. Assim nasceu o Dia Mundial da Alimentação.
Alunos do 4ºB EB1/JI do Viso

Nenhum comentário:

Postar um comentário