terça-feira, 15 de junho de 2010

Um dia em grande

Para comemorar o centenário da República, a Junta de Freguesia de Ramalde propôs às escolas da Freguesia a construção de uma árvore que identificasse a mesma. Nós, alunos dos 4ºs anos da EB1JI do Viso, reunimo-nos com os professores, que nos explicaram o que é a República e quais as simbologias que a identificam. Então, a que achámos mais interessante foi a representação da mulher que é a figuração humana da República. Pensámos com as professoras e decidimos trabalhar uma árvore de forma a que esta se parecesse com a imagem que temos de República.
Hoje o júri veio conferir o nosso trabalho e ainda o surpreendemos com o Hino "A Portuguesa", que tocava e animava a árvore República, enquanto esta bailava ao sabor do Vento. Ainda usámos o nosso biombo do "A Ler +", onde temos informações relevantes sobre a República e de que forma Aquilino Ribeiro contribuiu para esta.
Mas o dia não ficou por aqui. Fomos em conjunto com os terceiros anos à Biblioteca Almeida Garrett apresentar um Teatro de Sombras que criámos nas nossas aulas. As figuras foram feitas pelo professor Paulo, que também nos ensaiou e pela professora Marlene, e a música surgiu da imaginação da professora Daniela de Música.
Foi um dia muito agradável.

Ps - Retirámos a nossa República da árvore a agora vai repousar como Busto até ao final das celebrações dos 100 anos da República.

Alunos do 4º Ano da EB1Ji do Viso



Nenhum comentário:

Postar um comentário