sexta-feira, 12 de março de 2010

Visita à Biblioteca Municipal Pública do Porto

Esta semana, nós, da Turma do 3ºA da EB1/JI do Viso, fomos visitar a Biblioteca Municipal Pública do Porto, acompanhados pela professora Isabel, pelo professor Paulo e pelo Sr. José. Esta visita estava para ser realizada na semana da leitura, mas só havia disponibilidade da responsável pela Biblioteca Infanto-Juvenil para o dia 9 de Março. Fomos de metro até ao Campo 24 de Agosto e vimos a Junta de Freguesia do Bonfim, antigo Palácio do Poço das Patas. Depois fomos a pé até à biblioteca, que fica junto ao Jardim de São Lázaro. Foi-nos dito pela nossa Guia que aquele edifício havia pertencido ao Clero e denominava-se Hospício dos Religiosos de Santo António-Convento de Santo António da Cidade. Depois teve utilidade militar durante as invasões francesas e por fim foi cedido pelo Rei D. Pedro IV para a instalação da Real Biblioteca Pública. Também nos foi dito que o seu maior bibliotecário foi Alexandre Herculano. Depois desta explicação, fomos ver a colecção de azulejos que pertenceram a antigos mosteiros da cidade e que datam do Séc. XV, XVI, XVII e XVIII. Vimos também o belo claustro com as suas japoneiras.
Seguidamente subimos até a um andar onde existem livros e revistas que podem ser consultados no momento. Há lá computadores que permitem encontrar os livros. Acabada esta zona, partimos em direcção à sala do catálogo, onde estão as fichas de cada livro que entrou na biblioteca até ao ano de 1995, momento em que começou a informatização do sistema. Vimos gavetas enormes repletas de fichas, cada qual correspondente a uma obra. Também tivemos acesso à parte onde se consultam as obras mais delicadas, com a sua escadaria em caracol e com o óleo do Rei D. Pedro IV. Lá encontramos senhores que consultavam documentos antigos, nomeadamente alguns jornais. Aí foi-nos explicado o sistema de requisição e os elevadores que servem para esse efeito. Junto ao elevadores estão paredes repletas de Diários da República.
Continuando a visita, privilegiaram-nos ao permitirem que assistíssemos à gravação de livros. Voluntários lêem os livros e a sua voz é gravad, para posteriormente os cegos terem acesso às obras em audiolivros. Também estivemos junto à porta da sala onde está guardado o maior tesouro daquela biblioteca, que é o Diário de Bordo da Viagem de Vasco da Gama, da autoria de Álvaro Velho.
A Dona Maria Luísa Real surpreendeu-nos com 2 puzzles de 2 dos azulejos dos claustros, para completarmos, tarefa que realizamos com sucesso. Por fim visitamos a parte infanto-juvenil da biblioteca, com os seus livros para a nossa idade, com a sala especial dotada com fantocheiro e teatro de sombras. Já nos esquecíamos, vimos as pinturas e as fotografias de todos os directores da Biblioteca, que estão expostas num corredor. A nossa guia também nos disse que é possível chegar à Póvoa de Varzim com os livros que existem naquela biblioteca.
Foi uma visita sensacional. Convém referir que esta visita foi possível porque vencemos o Torneio de "DodgeBall" organizado pelo professor Paulo. Além de termos vencidos nos pontos, fomos também a turma com melhor sentido de equipa e com maior Fairplay.






Nenhum comentário:

Postar um comentário