quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Passo a Passo Rumo ao Sucesso


Acreditamos numa escola dinâmica, viva e activa, sem reservas nem constrangimentos. Um espaço plural, aberto, onde se cruzam experiências, a solidão seja um mito e as salas abertas uma realidade.

Neste sentido, justifica-se um trabalho de equipa, norteado por projectos consistentes e plenos de sentido para quem os vive e neles se reveja. A biblioteca é o nosso espaço por excelência e os livros os nossos interlocutores privilegiados, plenos de sabedoria e nossos aliados no combate à iliteracia.

Assim sendo, (re)visitámos os livros do projecto “ a ler +” e, apoiados pelos diferentes anos, cada qual elegeu um como base de trabalho, e eis-nos num labor inter e transdisciplinar, concatenando os saberes à volta do mesmo tema, movidos pelos mesmos interesses; empoderar esta comunidade através do gosto pela leitura.

O Jardim navega nas vagas da "Pequena Sereia", o 1º ano debruça-se nos “Ovos Misteriosos” e catapulta-se pelas suas descobertas, o 2º ano desbrava “As Fadas Verdes” de Matilde Rosa Araújo, e lança-se na recriação, o 3º ano vasculha “O limpa palavras e outros poemas” fazem-se escritores e o 4º ano emancipa-se através de “O Segredo do Rio” e lança-se à descoberta.

E nós, sedentos de cidadãos plenos, acompanhamos, aferimos e impulsionamos através de formas, cores e muita… muita imaginação.


Painel "PASSO A PASSO RUMO AO SUCESSO"

Biombo com as informações dos autores do livros do Programa a "A LER+" a serem trabalhados nas salas e com destaques especial a Aquilino Ribeiro e aos 100 anos da República.

Um comentário: