segunda-feira, 26 de outubro de 2009

José Saraiva vem à nossa Escola. Dia das Bibliotecas Escolares

Hoje celebramos o Dia das Bibliotecas Escolares de uma maneira diferente e muito original. Recebemos a visita do ilustrador José Saraiva, que usa o pseudónimo Tiago Salgueiro para escrever os seus contos. Segundo ele é uma forma de facilitar o diálogo com as editoras, porque quando comunicam o José Saraiva é para ilustrar e quando falam com o Tiago Salgueiro é para escrever.
Partilhou connosco o mágico processo que o guia na criação de uma história e na ilustração de um livro, mostrando-nos alguns exemplares como o Pipim e Um Dragão na Banheira.
Houve duas sessões, uma para o Jardim e para os primeiros anos e outra só para os segundos anos. Os meninos do Jardim surpreenderam o ilustrador ao dramatizarem alguns excertos das suas histórias. Simplesmente fantástico.
A sua exposição centrou-se na partilha das experiências que advém da criação e ilustração de livros e no final de ambas as sessões desenhou um animal que existiu na imaginação de todos que se encontravam na Biblioteca e que surgiu com sugestões do meninos.
A sessão foi encerrada pela Coordenadora do Estabelecimento e pelos docentes titulares presentes naquele momento, com um enorme agradecimento ao José Saraiva e à representante da Gailivro, e sobretudo aos alunos, pelo comportamento exemplar.

PS- No intervalo das sessões deu-se lugar a um "Chá" que contou com os deliciosos bolos da professora Manuela e com uns belíssimos biscoitos elaborados pelo clube de culinária da EB 2/3 do Viso. Um parabéns do tamanho do mundo a ambos e obrigado (parabéns Carlita too:))












EB1/JI DO VISO

Um comentário:

  1. Ola
    Estive a visualizar o vosso blogue
    Tantas coisas tão bonitas e tão bem feitas que estavam guardadas entre as quatro paredes, sem divulgação.
    Parabens!
    Vou continuar a acompanhar-vos

    Ana B

    ResponderExcluir