quarta-feira, 18 de abril de 2012

O cão a ladrar


O cão a ladrar, a ganir

Por as folhas ver cair

Correu atrás,

Veio uma abelha e …

Zás!

O focinho do cão

Ficou como um balão.

Com comichão,

Rebolava no chão

Eis senão quando

Atrás de um outeiro

Um bicho medonho!...

Cornos de boi?

Mas boi não era.

Era um asno, burro jerico

E um por aqui me fico.

Estava tão cansado

E desanimado

Que Maria Flor, perguntou:

-Burro, asno, jerico ,estás zangado?

-Estou farto de ser carregado e

Em automóvel quero ser transformado…

Do livro das surpresas

A magia sai: orelhas em volante,

Patas em pneus, olhos em faróis,

luz vermelha atrás…

E viagem por aí adiante…

4º A

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A Primavera ( texto coletivo - 4ºA)


A Primavera é a estação do ano em que há mais alegria.
Uns anos começa no dia 20 de Março, mas normalmente começa no dia 21. Este ano até começou no dia 19 de Março. Esta estação do ano traz consigo alguns acontecimentos importantes e que normalmente são bastante festejados por nós na escola .
Na Primavera, festeja-se o dia da Floresta e da Árvore para nunca nos esquecermos de que as Árvores são muito importantes. Este ano a professora Alaíde desenhou uma árvore e cada menino desenhou folhas de árvores e escreveu nelas uma poesia.
Esta estação traz com ela as andorinhas, as cores alegres, através das suas lindas flores, das plantas verdes a crescer e do sol dourado a brilhar no céu, dando-nos vontade de sair à rua para brincar.

Para comemorarmos este dia a nossa professora leu-nos uma poesia de que nós gostamos muito e também para aprendermos a cuidar dos espaços verdes da nossa escola plantamos 2 palmeiras e dois carvalhos que a nossa professora trouxe.

É de pequenino que nos fazemos amigos do ambiente!

4ºA

Horta Pedagógica - projecto

"A NOSSA HORTA PEDAGÓGICA,

Agenda 21/Eco- Escolas"

2011/2012

RESUMO DO PROJECTO

Criar, na escola, uma horta pedagógica - um espaço que permita às crianças um contacto mais direto com a natureza (trabalhada), estimulando a aprendizagem ativa e a responsabilidade, numa melhor consciência ecológica.

OBJECTIVOS

- Estimular a curiosidade infantil pelos fenómenos naturais;

- Desenvolver capacidades de observação, organização e registo;

- Instigar a capacidade de trabalho cooperativo;

- Promover o uso de novas tecnologias da comunicação em educação;

ACTIVIDADES

- Escolha do espaço físico destinado ao projeto;

- Realização de um mini compostor, na sala (com garrafões de plástico), para observação das transformações dos detritos orgânicos em húmus (com a ajuda da pré) e monitorizarão da evolução

- Montagem de um compostor, com ajuda de um elemento da Lipor , no exterior ;

-Preparação do terreno a)- Pesquisas documentais sobre os produtos a semear (utilização de suportes de leitura diversificados: dicionários, enciclopédias, internet, informações de especialistas)

b) cavar, mondar (no local, preparando para os trabalhos hortículas);

- Realização de trabalhos na horta (semear, regar, mondar, colher) – de várias turmas, incluindo a pré;

- Observação e registo (medição do crescimento da plantas, da temperatura e humidade);

- Organização e tratamento da informação recolhida (textos, desenhos, cartazes, gráficos, enciclopédia, fotografias, vídeos inserir no blog da nossa escola);

- Divulgação do projeto à comunidade (pela participação das famílias, através do jornal do agrupamento, blog da escola, etc.)

- Confeção de um prato culinário com os produtos da horta.

O Nosso Depositrão

A construção...


Para que nada falhe estamos a por as medidas que nos são pedidas .



Aqui estamos a colar o cartão.


Nesta fase já está colado, agora estamos a pintar com material para desenho e pintura GIOTTO.





Nesta fase, fizemos as letras em papel e a boca do Depositrão foi feita com prata dos pacotes de leite.

Após a conclusão do Depositrão os alunos começaram a colocar os eletrodomésticos em fim de vida.

Ficou LINDO!
4ºA