segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Leitor e Livro do mês de Fevereiro


É com muito prazer que anunciamos a leitora e o livro do mês de Fevereiro. A Vanessa Costa do 2ºB foi quem mais livros requisitou na BE e o livro A Princesa Baixinha o mais requisitado.

Estamos a viver em pleno a semana do abraços. Na nossa escola respita-se amizade e... abraços. Com o Dr. Gustavo, a professora Daniela de música, o animador Paulo e a coordenadora Maria de Lurdes, treinámos a canção dos abraços e fizemos o jogo.

Por grupos, fomos fazê-los às turmas. Abraços para todos. Em Assembleia de Escola falamos da importância dos abraços nos Afetos. O jardim Ferreira de Castro veio festejar connosco. Deixo aqui o meu poema, cheio de sentimento, patilhando convosco aquilo que é um simples abraço.


Miguel Silva 4ºB

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Semana Do Abraço

As semanas temáticas dedicadas aos afetos continuam a decorrer na nossa Escola. A última foi a do Abraço e todos nós partilhámos vários abraços com aqueles que nos são mais queridos. Em primeiro lugar, os 4ºs anos aprenderam um jogo com a professora Daniela de Música, com o professor Paulo, com a professora Maria de Lurdes e com o professor Gustavo da EB 2/3. A professora Migusta e os seus meninos andaram também pela escola a distribuir abraços e até a professora Ana Paula Alves recebeu um, durante a hora do conto.
Depois reproduzimos este jogo, com uma coreografia ensaiada pela professora Isabel em todos os espaços da escola. Os espaços foram também decorados com elementos alusivos aos abraços e o trabalho de sala de aula produziu imensas aprendizagens importantes para o presente e para o futuro. Concluímos a semana com uma interpretação em uníssono da Canção do Abraços, na cantina, recebemos a Sala da professora Madalena, do JI Ferreira de Castro, e com uma Assembleia no pavilhão, onde recebemos a visita do Dr. Paulo da Junta. É verdade, também começou a campanha eleitoral para o "Ramalde com as Crianças". São três as listas que vão a votos. Os elementos reuniram com o professor Paulo, que esteve a discutir connosco as propostas de recomendação, a aprofundá-las, a explicá-las calmamente, e pediu que o trabalho fosse cooperativo com os encarregados de educação.
Sem dúvida, mais uma semana fantástica.

Alunos do 4º Ano da EB1/JI do Viso



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Semana da Leitura

Semana da Leitura, no nosso Agrupamento, de 1 a 4 de Março de 2011. A não perder uma série de atividades pensadas para nos levar numa viagem pelos livros.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Semana da Amizade











Terminámos hoje a Semana da Amizade na nossa Escola. Depois de realizarmos várias atividades ao longo dos diversos dias da semana, como por exemplo a celebração do dia da Amizade com os encarregados de educação, da partilha de mensagens entre amigos secretos, dos jogos promotores de amizade com o professor Gustavo da EB 2/3, encerrámos as comemorações em apoteose. Hoje, da parte da tarde, reunimos no ginásio e assistimos a várias atuações. O 1ºA apresentou uma peça inserida no Porto de Crianças, a turma do 3ºA realizou um sarau de poesia, declamando poemas da obra "Folhas Caídas", de Almeida Garrett, o 4ºA cantou com to dos, em uníssono, a canção da amizade, assim como o Jardim. Foi uma semana importante para o fortalecimento de laços de amizade entre todos e para o estabelecimento de laços de companheirismo e confiança. Finalizámos com o comboio da amizade em todas as turmas da escola.
Queremos agradecer aos professores, à coordenadora Maria de Lurdes, ao animador, ao professor Gustavo, aos professores AEC e a toda a comunidade educativa os momentos vividos nesta semana. A próxima será a Semana do Abraço.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comboio da Amizade









Semana da Amizade

Dia de São Valentim

Ontem, dia 14 de Fevereiro, foi o dia de São Valentim. Na nossa escola começou a semana da Amizade. Durante a manhã, estivemos a fazer postais com a professora de Inglês.

Os 4ºs anos estiveram com o treinador do FCPorto de Andebol.

À tarde, alguns alunos foram comer “scones” com chá, que a coordenadora fez juntamente com as professoras de inglês, com os pais. Na entrada da escola tinha um cupido que nós fizemos com o professor Paulo. Os postais que nós fizemos foram para entregar a um amigo. Os scones e o chá estavam maravilhosos.

Inferências: foi um dia diferente. É sempre bom comemorar os afetos. São parte nas nossas vidas

Alunos do 4ºA

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Torneio de Andebol EB1/JI do Viso




Durante a semana passada decorreu na nossa escola, durante os intervalos, o I Torneio de Andebol Misto da EB1/JI do Viso, organizado por nós e pelo professor Paulo. Depois do nosso esforço nas eliminatórias e nas meias finais, nós, alunos do 2ºA, finalmente conquistámos um troféu nos torneios.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Viagens pela Horta 3ºA

Tivemos uma semana cheia de trabalho. Em primeiro lugar, trabalhámos o livro “Viagens na Minha Terra” com a professora Maria de Lurdes. Criamos textos e poemas que recontam a história de Joaninha, Carlos e Frei Dinis. Depois o professor Paulo esteve connosco a fazer cartazes para demonstrar a nossa dedicação aos restantes meninos da escola. Ficaram lindos. Hoje, sexta-feira, aproveitámos o sol para trabalhar na nossa horta pedagógica. Da parte da manhã estivemos com a professora Elvira e com o professor Paulo a realizar a experiência do feijão em algodão. Da parte da tarde, fomos lavrar na horta, que precisa ser tratada com carinho. Depois, a professora Maria de Lurdes esteve connosco a fazer o relatório dos passos que seguimos na execução da horta.

Foi uma semana em cheio.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As obras de Arte











3ºA EB1/JI das Cruzes

A Grande China

Depois de explorar-mos a China em estudo do meio, a professora Sónia sugeriu que o professor Paulo nos contasse, na hora do conto, uma história que fizesse referência a este país. O professor Paulo leu-nos então a obra "Eu, Ming" de Clotilde Bernos. Achámos a história lindíssima. As nossas ilustrações da mesma parecem verdadeiras telas de artistas. Afinal somos mesmo artistas. Ainda dentro deste tema, criámos um texto sobre as aprendizagens que fizemos com os professores Sónia e Paulo, para consolidar o conhecimento adquirido. Partilhamos convosco o resultado do nosso trabalho.

A Grande China
A Grande China possui uma cultura bastante exótica e diferente da nossa. Eles alimentam-se de arroz e utilizam pauzinhos para esse efeito. O seu Horóscopo, ou seja, os seus Signos, é diferente do nosso e acreditam que o Dragão é uma divindade. As religiões maioritária da China são o confucionismo e o budismo, mas existem também cristãos. Hoje, dia 2 de Fevereiro, celebra-se o ano novo Chinês, 4709, segundo o seu calendário. A língua mais falada na China é o Mandarim, mas não é a única. Eles desenham os seus carateres como se fossem obras de arte. As suas roupas são feitas de seda, um tecido muito elegante, embora também usem roupas como as ocidentais. Nas zonas rurais, os agricultores usam frequentemente chapéus de bambu. Por falar em bambu, vive no território chinês uma espécie de urso chamada Panda que adora esta planta.
Produzem uma grande variedade de chás, que exportam para p resto do mundo. É o 4º país do mundo em tamanho e 0 1º mais populoso,
Se quiserem saber mais, façam como nós... é só pesquisar.
3ºA EB1/JI das Cruzes