sábado, 30 de outubro de 2010

Exposição de Trabalhos da Semana da Alimentação

Temos em exposição na nossa Escola os trabalhos finais que resultaram da pesquisa efectuada pelas turmas ao longo da Semana da Alimentação. É uma verdadeira salada, com todos os ingredientes e com as informações pertinentes relativas a cada alimento. Visitem-nos


O leitor do Mês de Outubro


O Vítor Cardoso do 3ºB foi o Leitor do Mês de Outubro, na EB1/JI do Viso

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Livro do Mês de Outubro


O Livro "Adivinha, Adivinha" de Luísa Ducla Soares foi o livro mais lido na Escola EB1/JI do Viso no mês de Outubro.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reconto Semana da Alimentação

Este texto surgiu do reconto do livro "A Menina Flor-de-Couve", lido em contexto de hora do conto, na semana da alimentação.
" Vivia numa casa um casal que tinha um enorme desejo; ter um filho. E quis o destino que esse desejo se cumprisse, mas a dobrar. Um era parecido com a mãe, o outro era parecido com o pai. Uma bruxa malvada de bigode felpudo negro roubou um dos filhotes e levou-o para o seu Castelo Assombrado. Ela conseguiu levar a avante o seu objectivo e roubou o menino.
De manhã, quando os pais acordaram e foram ver os seus filhos, perceberam um que não estava lá. Foi a tristeza total. Decidiram entregar uma recompensa a que o encontrasse . A bruxa, que era muito ambiciosa, apresentou-se ao casal e disse saber do paradeiro do menino, mas o seu objectivo era tirar a filha e ficar com ambas as crianças. Ela carecia de dois criados para trabalhar na Horta das Couves-Mágicas, com as quais encantava jovens príncipes. Como era muito velha e feia, nenhum homem, nem mesmo o mais assustador, a queria.
Os pequenos cresceram robustos e tornaram-se em adultos muito belos. Descobriram, através de um sonho da bruxa (ela falava a dormir) que haviam sido roubados aos pais. Fartos daquela vida de escravatura, puseram mãos à obra e planearam uma fuga do Castelo Assombrado.
Depois de muita pesquisa, descobriram que os poderes da bruxa vinham do bigode. No dia seguinte, apanharam-na a dormir e raparam aquele monte de pêlo escuro que ela ornava debaixo do nariz. Quando a malvada acordou, sentiu-se desprovida de poder e nem agarrada à vassoura conseguia manter-se de pé.
Os irmãos aproveitaram a debilidade da bruxa e fugiram a sete pés. A bigoduda, do alto de uma janela do castelo , gritou: "Voltem, seus malvados. Ainda não arranjei um príncipe!"
Nem quiseram saber, seguiram uma estrada que levava a uma aldeia. Lá questionaram os habitantes acerca de um casal que perdera os filhos. Finalmente encontraram o casal. No final, celebraram com uma salada de alface, cenoura, milho, tomate e ervilhas. Assim nasceu o Dia Mundial da Alimentação.
Alunos do 4ºB EB1/JI do Viso

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Semana da Alimentação

Como já referimos anteriormente, esta foi a Semana da Alimentação na nossa Escola. Cada ano ficou responsável por fazer pesquisas e trabalhar determinado legume. O resultado foi espectacular. Descobrimos as potencialidades da cenoura, do milho, do tomate, das ervilhas e dos inúmeros tipos de couve. A professora Maria de Lurdes e o professor Paulo realizaram horas do conto com livros que versavam sobre a temática da alimentação, aos quais posteriormente demos novas roupagens através do reconto. Nas salas de aulas confeccionamos petiscos com os alimentos do nosso ano e distribuímos por toda a gente. Na biblioteca escolar pesquisamos na net e jogamos jogos sobre a alimentação. Para finalizar, esta sexta pedimos à Unicelf que confeccionasse uma refeição com todos os alimentos acima referidos e almoçamos todos juntos. A professora Daniela de música esteve presente e cantou connosco as peças rítmicas sobre alimentação. No final da tarde, em Assembleia de Escola, cada turma apresentou aos restantes alunos aquilo que aprenderam sobre a alimentação. Foi uma semana fenomenal.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Esta semana temos trabalhado a Alimentação. Entre outras actividades, temos promovido a Semana da Alimentação na Biblioteca Escolar, através do uso dos livros e dos computadores nos trabalho que as turmas têm feito em relação a alimentos que normalmente são preteridos na cantina. A hora do conto tem sido realizada pela professora Maria de Lurdes e pelo professor Paulo, contando histórias relacionadas com a alimentação. Também jogamos nos computadores jogos interessantes sobre a roda dos alimentos, entre outros. Quando terminar a semana, contaremos o resto.

Reconto Dragão na Banheira 2º ano EB1/JI Cruzes

Esta quarta feira, dia 20 de Outubro de 2010, o nosso animador esteve na escola da Cruzes onde, entre outras coisas, promoveu a hora do conto aos vários anos. Com o segundo ano trabalho a obra de Tiago Salgueiro "Um Dragão na Banheira" e depois os alunos fizeram o reconto da história. Aqui fica o texto.
"Vivia numa serra portuguesa um belo Dragão Azul. Tinha uma grande amiga chamada Ana Rita que adorava brincar com ele e fazia-lhe muita companhia. Banhavam-se no rio Douro, trilhavam campos de bicicleta e, às vezes, o pai da Ana acompanhava-os nas aventuras.
Certo dia, nadam eles alegremente no rio, apareceu o grande inimigo da Ana Rita, aquele que a atormentava nos sonhos, o grande Lobo Mau. Estranhamente, apareceu no Rio Douro a bordo duma lancha e desatou a persegui-los para os assustar.
O pai apreciava a paisagem de binóculos quando reparou na presença do Lobo Mau. Preocupado, partiu logo em auxilio do Dragão Azul e da sua filha. O Lobo Mau viu o pai e ficou com tanto medo que desatou a correr para nunca mais aparecer. Ainda nos dias de hoje se ouve na serra o eco do grito assustado do Lobo Mau.
A Ana Rita, o pai e o Dragão Azul permanecem a viver felizes no coração de todos nós"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Torneio de Futebol de Outono

Decorreu, esta semana, na EB1/JI do Viso o Torneio de Futebol de Outono. Todas as turmas disputaram entre si um lugar na final. Os jogos foram extremamente equilibrados e o apoio das claques levou ao rubro o recreio da nossa escola. Na final, a turma do 4ºA, que somos nós, venceu o 4ºB por 8-3. Como prémio, iremos numa visita à Biblioteca Almeida Garrett com o professor Paulo e com a professora Isabel.


segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial da Música

Na passada sexta-feira celebrámos o dia mundial da música. Da parte de manhã fomos visitar a Casa da Música, com a professora Marlene e com o professor Paulo, e tivemos direito a uma visita guiada, feita pela professora Migusta. Depois assistimos a uma performance feita por uma banda, que animou o espaço exterior da Casa da Música.
Da parte da tarde, tivemos uma actuação dos professores de música das AEC, que nos mostraram algumas improvisações de jazz. Durante a semana já tínhamos abordado0 essa temática nas aulas. Foi um dia magnífico.