segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial Sem Tabaco

Hoje celebrámos o Dia Mundial sem Tabaco na nossa escola. Foi-nos sugerido pela professora Mª de Lurdes a criação de vira-ventos que representassem a saúde e o ar puro que respiramos e que bem fazem aos nossos pulmões. Também criámos slogans que referem os malefícios do tabaco que esposemos para que toda a comunidade do Viso podesse ler.Os vira-ventos ficaram formidáveis e representam o nosso sentimento de amor pela terra e pelos seres humanos. A nossa escola está linda de morrer e o Bil e a Leia adoraram a companhia.






segunda-feira, 24 de maio de 2010

Visita à EB 2/3

Hoje nós, alunos do 4º ano da EB1/JI do Viso, juntamente com os alunos do 4º ano da EB1/JI dos Correios, passámos o dia na EB 2/3 do Viso para nos familiarizar com a escola que iremos frequentar para o ano.
Chegámos lá por volta da 9H40 e fomos recebidos pelo Dr. Paulo Silva. Depois fomos conhecer as diferentes áreas de funcionamento da Escola. Vimos a secretaria, que é o lugar das burocracias, a sala dos professores e a Direcção. Aí fomos recebidos pela Directora do Agrupamento, que nos deu as boas vindas, e conhecemos a Mediadora Graça Meireles. Visto o piso 0, subimos para o primeiro piso e foi-nos mostrada a biblioteca e a sala de informática. Ainda nessa piso vimos as salas de aula, nomeadamente a sala de música e de ciências, e vimos também o gabinete da psicóloga do Agrupamento.
Em seguida fomos ver a papelaria, para adquirir a senha de almoço e para tirar uma senha para o lanche, conhecemos a cantina e a sala de alunos, onde funciona também o bufete.
Para terminar a manhã, integrámos uma turma de quinto ano na aula de educação física, assistimos a uma oficina de música e tivemos uma pequena amostra de uma aula de matemática.
Terminada a manhã, os nossos colegas que integraram o Teatro Fórum apresentaram-no para os alunos dos Correios e da EB 2/3.
Seguiu-se o almoço, que constituiu uma experiência nova. Estamos habituados a receber o prato pronto na mesa e na EB 2/3 temos que pegar num tabuleiro, na sopa, no almoço e na sobremesa. Foi emocionante e correu muito bem.
Da parte da tarde assistimos a actividades realizadas na sala de informática e na biblioteca, visualizámos os trabalhos da Agenda 21 da turma da professora Elisa dos Correios, para depois partirmos em direcção à nossa Escola.
Agradecemos a hospitalidade de todos na EB 2/3, em especial do Dr. Paulo Silva, que foi incansável, e a colaboração da "Escola Segura".
E assim correu o nosso primeiro dia na escola dos nossos futuros.

domingo, 23 de maio de 2010

Teatro Fórum 22 e 24 de Maio


Decorreu no dia 22 de Maio, da parte da manhã, integrado no projecto "Agarra o teu futuro, já" do Agrupamento Vertical de Escolas do Viso e da Junta de Freguesia de Ramalde, o Teatro Fórum, concebido e executado pelos alunos do 4º ano da Escola EB1/JI do Viso, cujas cenas se centravam no quotidiano de muitos casais. Este Teatro Fórum resultou num vídeo que integrará um conjunto de outros produtos e acções que a Escola EB1/JI do Viso apresentou na campanha de sensibilização Pensar os Afectos/Viver em Igualdade.
No próximo dia 24 de Maio, o mesmo Teatro Fórum será apresentado aos alunos da Escola do Correios e aos alunos da EB 2/3 do Viso.
Contamos com a vossa presença.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Serafim e Venceslau


Hoje, o 4ºB do nosso estabelecimento de ensino apresentou a peça Serafim e Venceslau, a história de um menino medroso da Sé do Porto que percorre os vários locais marcantes da Cidade Antiga do Porto, acompanhado de duas gaivotas, a Maruja e a Carlota, um cão e um gato, com o intuito de encontrar o Plátano Venceslau do Jardim da Cordoaria. Eles visitam a muralha Fernandina, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, a Cadeia da Relação, para, por fim chegarem à grande árvore. Serafim pede a Venceslau que este o ajude a perder o medo. Então, Venceslau diz a Serafim que ele já venceu o medo percorrendo tão árduo caminho para o encontrar. Os nossos alunos contaram com o apoio da ENSEMBLE - Sociedade de Actores e esta peça surgiu integrada no projecto "Porto de Crianças".

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Semana da Nutrição

Hoje contámos com a presença de Estagiárias de Nutrição da Universidade Católica, que estiveram a fazer a Avaliação antropométrica (índice de massa corporal) a alunos e a professores. Na próxima semana, realizarão mais actividades, integradas na Semana da Nutrição. Entre elas, teremos o Jogo da Roda dos Alimentos no dia 18 de Maio, Teatro de Fantoches no dia 19 de Maio e actividades diversas enaltecendo o papel dos hortícolas na alimentação no dia 25 de Maio. Este projecto surge integrado no já conhecido "Passo a Passo Rumo ao Sucesso" e promoverá a prática de uma alimentação equilibrada entre a nossa comunidade educativa. Para mascotes, as estagiárias adoptaram o Bill e a Leia, personagens indissociáveis da dinâmica do nosso estabelecimento de ensino.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Horta, os Espantalhos e as Setas de Segurança

Esta semana dedicamo-nos com alguma intensidade à nossa horta e os resultados têm sido imensamente interessantes. As alfaces estão enormes, as couves crescem a olhos visto, assim como os tomates e os pimentos. Temos dois companheiros novos na nossa horta, que são os espantalhos Bill e Leia, as mascotes que nos acompanham na totalidade dos projectos. O trabalho na horta contou com a ajuda preciosa da Coordenadora Mª de Lurdes, que se revelou uma conhecedora nata dos segredos da agricultura e com o apoio do impagável Sr. José e do Sr. Francisco, que têm zelado pelo bem estar das plantas, regando-as, limpando a terra e mantendo a vedação sempre na perfeição. As alunas do 3º ano da Escola Psicossocial trabalharam com o Jardim na elaboração dos espantalhos e contaram com o apoio do 2ºA para plantar batatas. Realizaram também pequenas experiências científicas no laboratório de ciências da Sala3.
Temos mais novidades na nossa escola. Depois do simulacro, foi dito ao professor Paulo que seria benéfico pintar duas setas no átrio da entrada para indicar aos bombeiros e ao INEM o caminho que devem seguir (houve alguma confusão no simulacro). Então o professor Paulo, juntamente com as alunas de 1º ano da Escola Psicossocial e com o Sr. José, pintaram as referidas setas na entrada da nossa escola para que não haja confusões. Pintou ainda nas traseiras o ponto de encontro onde nos devemos reunir em caso de sinistro.
A nossa escola vive e respira segurança e saúde.






terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia da Mãe no Jardim



A celebrar o dia da mãe, fizeram, os pequeninos do Jardim, uma festa às mesmas, no dia a elas consagrado.

Domingo, dia 2 de Maio, pelas 18horas, deslocaram-se, em peso, mães e filhos, ao Jardim de Infância onde as crianças, após a confecção dos presentes confeccionados durante a semana que precedeu, dramatizaram a história d’ “O Cuquedo” (a mesma que já haviam representando aos pais) à qual se seguiram dois jogos tradicionais (“Corda Queimada” e “Bom Barqueiro”), em que todas as mães e seus rebentos participaram.

De seguida, num momento mais sério e sentimental, as crianças declamaram e cantaram um poema à mãe, ofereceram os respectivos presentes (pulseira e pregador, em madeira, decorados, porta-moedas em cartão e flor em papel) e confraternizaram num lanche onde as “paciências” e biscoitos confeccionados pelas crianças foram degustados com reconhecimento.

Antes de partir, as mães retrataram-se, e aos seus filhos, no painel da mãe.

E venham outros dias a festejar.




segunda-feira, 3 de maio de 2010

A horta do Bil e da Leia está a crescer

Já falámos aqui da Horta do Bil e da Leia, que surgiu integrada no projecto da estagiárias da Escola Psicossocial e no projecto de escola "Passo a Passo Rumo ao Sucesso", fazendo inclusive parte do programa Brigada Verde das Eco Escolas. Nessa altura mostrámos as primeiras plantações. Entretanto, e com o esforço de toda a comunidade educativa da escola EB1/JI do Viso, os nosso vegetais cresceram a olhos vistos e com certeza teremos legumes para fazer um belo caldo verde no São João. Deixamos aqui algumas imagens da nossa horta e do trabalho que todos nós, alunos, professores e funcionários, lhe temos dedicado.