sexta-feira, 30 de abril de 2010

Entrega dos prémios do Concurso de Poesia na EB1/JI do Viso

Hoje, sexta feira, dia 30 de Abril de 2010, procedeu-se na nossa escola à entrega dos prémios do concurso de poesia que realizámos no Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. Juntamos-nos todos no átrio junto às salas 1 e 2, acendemos vários sírios e foram-nos lidas por professores, alunos e funcionários algumas das poesias que estiveram em concurso, para no final serem lidas pelos respectivos vencedores as poesias premiadas. Cada um dos vencedores, aluno e encarregado de educação, recebeu um livro como prémio pela sua poesia. O júri que escolheu as poesias foi composto pelo Sr. José, pelos professores Mª de Lurdes e Paulo e pelos alunos Sérgio e Ivo dos diferentes 4ºs anos. Aproveitámos a oportunidade para felicitar as nossas mães por existirem, porque sem o seu amor incondicional, nada nas nossas vidas seria possível. As poesias serão todas compiladas num pequeno livro a dar a cada aluno.

Simulacro na EB1/JI do Viso

Decorreu esta semana, na nossa escola, um simulacro de incêndio que nos deixou a todos muito assustados. O fumo fictício que os bombeiros usaram para dar realismo ao evento (a zona afectada era hipoteticamente a Biblioteca) dificultou os nossos sentidos durante o processo de evacuação, mas como essa era uma área onde a nossa coordenadora e os nossos professores insistiram connosco, ao longo do ano, tivemos um desempenho notável, desde alunos, professores a funcionários, nomeadamente o Sr. José Cardoso, o nosso vigilante, que recebeu os parabéns pessoalmente dos responsáveis da Câmara do Porto pela Segurança nas escolas. Em dois minutos conseguimos evacuar o edifício e reunimo-nos no ponto de encontro. Houve duas vítimas, uma por inalação de fumo e outra com queimaduras, e comunicou-se para o INEM e para os Bombeiros Sapadores, que prontamente vieram em nosso auxílio. Depois de tudo esclarecido, tivemos oportunidade de visitar a ambulância do INEM, recebendo com isso uma advertência do paramédico relativamente a chamadas fantasma, e o carro dos bombeiros. Terminada a sessão a calma voltou ao nosso estabelecimento de ensino e pudemos prosseguir com os trabalhos.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feira do Livro de 23 de Abril a 30 de Abril

Está a decorrer na nossa escola um Feira do Livro integrada na comemoração do Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor. Convidamos toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escola do Viso a visitar as instalações do nosso estabelecimento de ensino. A Feira do Livro ocupa a Biblioteca e dispõe de um recinto no espaço exterior. Até à próxima sexta feira, dia 30 de Abril, poderá passar por cá e comprar um livro, entre as 14h00 e as 19h00. A Feira do Livro da EB1/JI do Viso conta com o apoio do várias editoras.





II Torneio de Futebol EB1/JI do Viso

Terminou hoje, segunda feira, o II Torneio de Futebol da Eb1/JI do Viso. As eliminatórias e as meias finais desenrolaram-se na semana passada e a final ficou adiada para hoje por questões climatéricas. As turmas que disputaram a final foram o 4º A e o 2º B, vencendo a primeira. Assim sendo, a turma do 4º A terá a oportunidade de visitar a Fundação Serralves e a turma do 2ºB ganhará um prémio de consolação (uma bola de futebol com os nomes dos jogadores da turma). Este torneio inseriu-se nas iniciativas da EB1/JI do Viso que promovem o fairplay e o jogo em equipa

.


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Feira do Livro





Amanhã, dia 23 de Abril de 2010, Dia Internacional do Livro e dos Direitos de Autor, decorrerá no nosso estabelecimento de ensino uma Feira do Livro a ter inicio à 13h30. Convidamos toda a comunidade de Ramalde a comparecer na nossa escola e a partilhar este momento especial connosco. Para efectivar a referida Feira do Livro, contámos com o apoio da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas do Viso e de várias editoras.




quarta-feira, 14 de abril de 2010

Encontros da Comunidade Educativa na EB1/JI do Viso

Na última segunda feira, dia 12 de Abril, início do 3º período lectivo, decorreu na nossa Escola o Encontro da Comunidade Educativa. Este visou mostrar aos encarregados de educação as mais valias do Agrupamento de Escolas do Viso, nomeadamente na EB 2/3. O encontro contou com a presença do Sub-Director Dr. António Brandão e da Adjunta da Direcção Dra. Soledade Fernandes, em representação da direcção, e com um representante da Associação de Pais. Anteriormente às intervenções do interlocutores, realizaram-se alguns ateliers que serviram para aproximar encarregados de educação, educandos e professores numa confraternização saudável.
Os Encontros da Comunidade Educativa nas EB1 é um projecto da equipa TEIP do Agrupamento que procura aproximar os encarregados de educação da vida académica dos filhos.



segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana da Árvore e Festa da Flor

A Semana da Árvore decorreu conforme o planeado e projectado pelos diferentes agentes do estabelecimento de ensino. Cada ano dedicou-se ao estudo delicado de uma árvore, à compreensão da sua importância para o ecossistema e para o Homem, e a publicação dessa mesma pesquisa numa árvore construída pelos alunos, cujas folhas continham pequenos versos alusivos ao dia da árvore e ao dia mundial da poesia.

Assim sendo, o Jardim construiu um frondoso pinheiro, contendo informações sobre a dita árvore. As turmas da EB1, seguindo o trabalho desenvolvido na semana da leitura, apresentaram o 1º ano, um belo Freixo, o 2º ano, uma imponente Faia, o 3º ano, um nobre Olmo e o 4º ano, um resistente carvalho, árvores que saíram directamente das páginas do livro “A lenda do viajante que não podia parar”.

Relativamente à Festa da Flor, que surgia “entroncada” na temática da Semana da Árvore, podemos afirmar que superou-se as expectativas. Os alunos podiam circular entre diferentes ateliers, que iam do face painting à discoteca, pagando-os com recurso à uma moeda fictícia, denominada Viso.

Os alunos e o professores titulares de turma, Aec e não titulares e os funcionários estiveram em uníssono para fazer da Festa da Flor a melhor despedida possível do Inverno e do 2º período lectivo. A escola encheu-se de cor e alegria, com decorações alusivas à Primavera e o trabalho dos professores nos ateliers possibilitaram uma festa inesquecível para os nossos discentes.

EB1/JI do Viso

O Pinheiro do Jardim


O Freixo do 1ºAno

A Faia do 2ºAno

O Olmo do 3ºAno

O Carvalho do 4ºAno