sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia do Pai



Dia do Pai 2010
Jardim de Infância do Viso

POESIA A TI MEU PAI




PAI,
ÉS UMA BORBOLETA QUE DANÇA PARA MIM;
ÉS O PASSARINHO QUE CANTA PARA MIM;
ÉS A LUZ QUE BRILHA PARA MIM;

TENS BRAÇOS MAIORES QUE OS MEUS
PARA FORTE ME ABRAÇARES
TENS PERNAS MAIORES QUE AS MINHAS
PARA COMIGO PASSEARES
TENS UM CORAÇÃO MAIOR QUE O MEU
PARA MUITO ME AMARES

GOSTO TANTO DE TI COMO O TAMANHO DA LUA...
GOSTO TANTO DE TI COMO O TAMANHO DO SOL...
GOSTO TANTO DE TI COMO O TAMANHO DO CÉU...

GOSTO TANTO DE TI:
QUANDO ESTÁS NA PRAIA COMIGO, OU ME
ACOMPANHAS A COMER UM GELADO
GOSTO TANTO DE TI:
QUANDO ME LÊS UMA HISTÓRIA,
BRINCAS, OU JOGAS FUTEBOL COMIGO
GOSTO DE TI, SEMPRE... PORQUE... ÉS O MEU HERÓI




terça-feira, 16 de março de 2010

A Horta do Bil e da Leia

Começamos finalmente a dar vida à nossa hortinha pedagógica, plantando as primeiras verduras que, esperamos, darão um belo caldo no São João. Contámos com o empenho e perícia da professora Mª de Lurdes, com a coragem do Sr. José, com a boa disposição do professor Paulo e com as impulsionadoras do projecto "A horta do Bil e da Leia", que são as estagiárias da Escola Psicossocial. Os primeiros vegetais que alegram os nossos canteiros são couve galega, alface, cebolinha, entre outras. Agora esperamos vê-las crescer, desenvolverem-se, para no final do ano fazermos um bom caldo verde de Celebração do Final do Ano Lectivo. Hoje calhou-nos a nós, alunos dos primeiros anos, a tarefa de trabalhar a terra, mas esta tarefa é para ser assumida por todos os anos da escola, ou seja, por todos os alunos. Também estamos a preparar dois espantalhos, para que os pássaros não comam as nossas adoráveis colheitas. Os espanta pardais serão reproduções do Bil e da Leia, as mascotes da EB1/JI do Viso, que estão sempre disponíveis para nos fazer sonhar. Assumimos que somos um eco escola e faremos de tudo para conseguirmos esse reconhecimento, que é tão importante para nós.

Saudações Ecológicas









sexta-feira, 12 de março de 2010

Visita à Biblioteca Municipal Pública do Porto

Esta semana, nós, da Turma do 3ºA da EB1/JI do Viso, fomos visitar a Biblioteca Municipal Pública do Porto, acompanhados pela professora Isabel, pelo professor Paulo e pelo Sr. José. Esta visita estava para ser realizada na semana da leitura, mas só havia disponibilidade da responsável pela Biblioteca Infanto-Juvenil para o dia 9 de Março. Fomos de metro até ao Campo 24 de Agosto e vimos a Junta de Freguesia do Bonfim, antigo Palácio do Poço das Patas. Depois fomos a pé até à biblioteca, que fica junto ao Jardim de São Lázaro. Foi-nos dito pela nossa Guia que aquele edifício havia pertencido ao Clero e denominava-se Hospício dos Religiosos de Santo António-Convento de Santo António da Cidade. Depois teve utilidade militar durante as invasões francesas e por fim foi cedido pelo Rei D. Pedro IV para a instalação da Real Biblioteca Pública. Também nos foi dito que o seu maior bibliotecário foi Alexandre Herculano. Depois desta explicação, fomos ver a colecção de azulejos que pertenceram a antigos mosteiros da cidade e que datam do Séc. XV, XVI, XVII e XVIII. Vimos também o belo claustro com as suas japoneiras.
Seguidamente subimos até a um andar onde existem livros e revistas que podem ser consultados no momento. Há lá computadores que permitem encontrar os livros. Acabada esta zona, partimos em direcção à sala do catálogo, onde estão as fichas de cada livro que entrou na biblioteca até ao ano de 1995, momento em que começou a informatização do sistema. Vimos gavetas enormes repletas de fichas, cada qual correspondente a uma obra. Também tivemos acesso à parte onde se consultam as obras mais delicadas, com a sua escadaria em caracol e com o óleo do Rei D. Pedro IV. Lá encontramos senhores que consultavam documentos antigos, nomeadamente alguns jornais. Aí foi-nos explicado o sistema de requisição e os elevadores que servem para esse efeito. Junto ao elevadores estão paredes repletas de Diários da República.
Continuando a visita, privilegiaram-nos ao permitirem que assistíssemos à gravação de livros. Voluntários lêem os livros e a sua voz é gravad, para posteriormente os cegos terem acesso às obras em audiolivros. Também estivemos junto à porta da sala onde está guardado o maior tesouro daquela biblioteca, que é o Diário de Bordo da Viagem de Vasco da Gama, da autoria de Álvaro Velho.
A Dona Maria Luísa Real surpreendeu-nos com 2 puzzles de 2 dos azulejos dos claustros, para completarmos, tarefa que realizamos com sucesso. Por fim visitamos a parte infanto-juvenil da biblioteca, com os seus livros para a nossa idade, com a sala especial dotada com fantocheiro e teatro de sombras. Já nos esquecíamos, vimos as pinturas e as fotografias de todos os directores da Biblioteca, que estão expostas num corredor. A nossa guia também nos disse que é possível chegar à Póvoa de Varzim com os livros que existem naquela biblioteca.
Foi uma visita sensacional. Convém referir que esta visita foi possível porque vencemos o Torneio de "DodgeBall" organizado pelo professor Paulo. Além de termos vencidos nos pontos, fomos também a turma com melhor sentido de equipa e com maior Fairplay.






sábado, 6 de março de 2010

Passo a Passo Rumo à Leitura

Olá, nós somos o Bil e a Leia, mascotes do a Ler + da EB1/Ji do Viso, e vamos contar como correu a Semana da Leitura no nosso estabelecimento de Ensino. Nem sabemos bem por onde começar, mas vamos tentar. Logo na segunda feira foi-nos informado que haveria um toque especial às 10h25 e que toda a gente na escola, alunos, professores, funcionários e visitantes, deveria parar o que estava a fazer e começar a ler. No inicio esta actividade era para manter até ao final da semana, mas como correu tão bem, a nossa escola decidiu prolonga-la até ao dia 25 de Abril. Chamou-se e chama-se "Os 5 minutos de leitura".



Ainda no dia 1, os terceiros e quartos anos foram visitar o bloco gráfico da Porto Editora à Maia, onde descobriram os segredos do livro, desde que surge na mente do escritor até que sai pelas máquinas de impressão e corte a que tivemos o prazer de assistir trabalhar.




Recebemos mochilas com livros, oferta da Porto Editora, e conhecemos o Alfa, a nova mascote da Editora. Trouxemos 4 posters do Alfa para a Escola e os 3ºs e 4ºs anos têm que escrever neles frases relacionadas com a sensibilidade que o pequeno boneco amarelo provoca em nós. Agradecemos aos TIP, Transportes Intermodais do Porto, os andantes que disponibilizaram para toda a gente, carregados com 2 viagens e à "Escola Segura" a companhia do Agente Filipe, que nos fez sentir mais seguros.
As iniciativas e as actividade sucederam-se umas após as outras ao longo da Semana. Há hora de almoço tivemos o prazer de conhecer a história de Kostia e a "Lenda do viajante que não podia parar". Cada turno escutou um capítulo em cada refeição da semana lidos pela professora Mª de Lurdes e pelo Professor Paulo.






Nós os dois percorremos todas as salas, lendo um excerto de "Plok, uma história de Água" para os nosso coleguinhas do Jardim e da EB1. Também lemos para os funcionários da escola e da cantina e para os encarregados de educação que iam aparecendo na escola ou outros visitantes. Fomos, inclusivamente, ler um pouco à Junta de Freguesia, na sua bela biblioteca, onde fomos calorosamente recebidos.


Entretanto fomos animado o nosso recreio com leitura. Os nossos colegas adoraram e estavam sempre a chamar por nós. Foi uma experiência muitíssimo divertida.
A professora Maria de Lurdes e o professor Paulo foram à Biblioteca Almeida Garrett assistir à entrega dos prémios do concurso "Leituras do Universo", que contou com textos do nosso 4º ano e dos 4ºs anos do Agrupamento.
Recebemos o Dr. Abel da Junta de Freguesia que amavelmente realizou uma Hora do Conto para alguns de nós, mas ele vai voltar e vai contar uma história a todos.
No dia 5, sexta-feira, foi o grande dia da leitura na nossa Escola e foi o culminar de uma semana de trabalho e muitos livros. Da parte da manhã organizamos tudo para que de tarde nos pudéssemos dedicar exclusivamente à leitura e foi magnifico ver como a escola se transformou num espaço quase místico. O Jardim representou, no pavilhão, para toda a EB1, uma dramatização da obra "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen. Foi fantástico o trabalho de caracterização e os adereços. Ninguém imagina o trabalho que deu montar aquela peça. Os pequeninos estiveram lindamente, com o apoio da educadora Migusta e das auxiliares Rosa e Ana.
Depois todo o estabelecimento dirigiu-se para o átrio para assistir ao momento solene de poesia. Aí lemos, nós os dois, sob a luz de imensas velas, os poemas esplêndidos que as turmas criaram e recriaram. A magia tomou conta do estabelecimento de Ensino.
Paramos um pouco para o intervalo e para dar tempo a que a professora Carla, o professor Paulo, a professora Elisabete e a professora Daniela montassem o cenário que daria vida a um teatro de sombras chinesas desenvolvido pelas nossas professoras das AEC de inglês.
Acabado o intervalo, entramos para o pavilhão e assistimos ao teatro de sombras chinesas da obra "O Ratinho Marinheiro" de Luísa Ducla Soares. A professora Daniela musicou com Mozart, a professora Carla narrou, o professor Paulo e a professora Elisabete deram forma e vida à peça. Foi lindo. A reacção de todos na escola foi calorosa para com eles.








No serão também de sexta feira houve ainda uma palestra da Dra. Sylviane Rigolet intitulada "Viajar no mundo da literatura" onde estivemos presentes para oferecer à Dra. o livro de poemas recriados pelos alunos da EB1/JI do Viso. Iniciou-se as hostes com o Teatro de Sombras do Ratinho Marinheiro, uma oferta dos professores e encarregados de educação da nossa Escola a Sylviane Rigolet. Depois ela explicou aos nossos pais a diferença entre livros, os livros adequados às idades e aos tipos de pessoas, a importância de os encarregados de educação terem um papel activo na leitura com os filhos. Foi muito interessante e cativou toda a gente. No final, oferecemos um bolinho e um cházinho à Dra. Sylviane, que bem merecia.
Tivemos uma Semana fantástica, que jamais desaparecerá das nossas memórias, de miúdos e graúdos.