sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Final do Torneio do "Piolho"

Terminou hoje o Torneio de DodgeBall ou "Piolho" da EB1Ji do Viso. Após duas semanas de empenho e muita alegria, a equipe vencedora foi a da turma da professora Isabel, ganhando na final ao 4ºB, da professora Margarida.
A turma vencedora visitará a Biblioteca Municipal Pública do Porto, um local cheio de cultura e história que, certamente, deixará fascinados os nossos alunos.
Esta é uma saída que procura agilizar a prática desportiva com o Projecto "A Ler +".

sábado, 13 de fevereiro de 2010

A China



A China

A China é um país grande. As pessoas que nascem neste país são chinesas. A língua dos chineses é o chinês.

Os olhos dos chineses são muito bicudos que fazem lembrar grãos de arroz.

Têm uma escrita muito diferente da nossa. Eles fazem um desenho que representa uma palavra e que para nós é muito difícil de fazer.

Enquanto nós comemos com faca e garfo eles comem com dois pauzinhos. A sua alimentação é à base de peixe. Também comem peixe cru.


Trabalho elaborado pelo 2º B da Escola EB1/JI do Viso

Carnaval na EB1JI do Viso

Hoje celebramos o entrudo na nossa Escola. Foi um dia excepcional. De manhã cedo desfilamos pelas ruas do bairro a caminho da EB 2/3 do Viso, onde nos encontrámos com o Jardim Ferreira de Castro e com a escola EB1Ji das Cruzes. Lá fomos recebidos pelos alunos e pelos professores e assistimos a uma dramatização muito gira. Fomos até convidados a participar. Depois regressamos à escola, porque era hora de almoço e a fome já apertava.
De tarde, tivemos outro desfile, mas neste entraram os professores de Música das AEC, nós, os pais, os professores e os funcionários. Demos várias voltas à Escola a cantar e a dançar o samba lélé, enquanto os professores de música nos davam os ritmos de percussão.
No final tivemos direito a dançar ao som das músicas de Carnaval no coberto da Escola e foi muito divertido.
É importante referir que as nossas fantasias foram todas inspiradas nos livros dos "A Ler +" que estamos a trabalhar na sala de aula. Havia ovos e pintainhos, galinhas e fadas, letras e nuvens, pescadores, peixes e personagens lindos do fundo do mar, até tritões e sereias havia...
Foi uma ideia sensacional porque não precisamos comprar as nossas fantasias. Fizemo-las com os nossos encarregados de educação e utilizamos materiais que pensávamos já não terem utilidade. Afinal aprendemos que qualquer material pode ser utilizado vezes sem conta e nunca ser considerado inútil.
Foi um dia de Carnaval muito espacial e diferente, enquadrado no nosso projecto "Passo a passo rumo ao Sucesso"








Alunos da EB1/JI do Viso

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Eleições para a Presidência da Assembleia de Escola

Ontem, 8 de Fevereiro de 2010, procedeu-se à eleição da Presidência da Assembleia de Escola, orgão da inteira competência e responsabilidade dos alunos, que se centra em aspectos fulcrais como a Segurança, a Higiene, o Jornal e o Intercâmbio entre estabelecimentos de ensino do ponto de vista dos nossos discentes, das suas aspirações e preocupações. Foram escrutinadas 5 Listas, que apresentaram as suas propostas, tendo saído vitoriosa a Lista A com 91 votos, contra os 18 da Lista C, dos 13 da Lista B, dos 12 da Lista E e dos 4 da Lista D.
Este acontecimento foi o culminar de várias semanas de campanha eleitoral, em que os alunos das diferentes listas tentavam conquistar os votos dos colegas através da exposição das suas propostas. Para além da importância que é intrínseca à própria Assembleia, esta eleição permitiu aos nossos alunos vivenciar uma parte importante da Democracia, ou seja, o direito ao voto. Queremos, com isto formar cidadãos conscientes dos seus direitos e dos seus deveres cívicos, e que idade mais apropriada para uma primeira experiência do que a infância.

Lista Vencedora - Lista A
David
Bruno
Alexandre
Luana
Beatriz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A LER+ Segundo Ano Escola EB1/JI do Viso




A nossa romã

A nossa romã
É fruto de Inverno
Ponho – o á minha beira
E de bagos encarnados,
Como – a á lareira.

Com a sua coroa
Parece rainha
Bonita e vaidosa,
Mas é deliciosa
E é toda minha.

Quem a olhava
Ficava admirado
E de tela na mão
E lápis ao lado
Veio o pintor
E fez um quadro

2ºA da Escola EB1/JI do Viso



A chuva e o sol

O sol não gostava da chuva, porque esta não o deixava brilhar.

Um dia, o sol zangado, pediu a ajuda do vento para afastar as nuvens que o ofuscava.

-Ó chuva és tão atrevida!

-Eu sou muito importante:

As plantas precisam de mim

-Eu também sou. Sem mim morriam afogadas e o meu calor fá-las crescer.

A chuva riu-se e disse:

-Prova o que estás a dizer

O sol começou a soprar com tanta força que fez desaparecer a chuva.

- Pára, sol. Eu vou subir, e vou pedir á minha mãe nuvem que chame as amigas e vamos trovejar e os nossos raios são tão fortes que te destroem.

-Vamos unir-nos, pois a floresta precisa de ti e de mim. Tu dás - lhe de beber e eu aconchego – as com calor.

E de mãos dadas, salpicaram as plantas com tanto amor, que as plantas brotaram mais verdes que nunca.


Autores: 2º A e 2º B





A TANGERINA BONDOSA

Era uma vez uma tangerina que vivia na quinta da professora Elvira , sobranceira ao Rio Douro , sua mãe tangerineira deliciava-se com a paisagem . Do mais elevado dos socalcos ela via enormes vinhedos e sentia pena das videiras nuas .

Que frio teriam!

- Ai filha , tangerininha, que sorte a nossa . Eu estou agasalhada com tantas folhas verdinhas e muito acompanhada pelas minhas filhinhas .

E vocês protegidas pela vitamina C, são muito saudáveis. Nem o sol de Inverno, nem as fortes chuvadas vos derrubam .

- Ouve , mãe . Parecem , vozes de crianças . Devem ir para a escola . Posso ir ter com elas para partilhar com todos o meu sumo?

E a mãe , feliz por ter uma filha tão bondosa , abanou as folhas num adeus.


2º ano turma A



A Papoila


A maravilhosa papoila

Que tem a cor encarnada

Com o seu pezinho verde

Para dar a sua amada

Porque era maltratada

E o campo de papoilas

Na floresta onde morava

Encheu-se de alegria e amor

Pois no coração da amada

Nasceu uma flor.


Autores 2º anos EB1/JI do Viso

Visita do Segundo Ano aos Correios de Pereiró


No dia 1 de Fevereiro de 2010 as duas turmas do segundo ano da Eb1/JI do Viso foram fazer uma visita de estudo à Estação de correios de Pereiró. Esta visita foi muito divertida, pois saímos da Escola, o que não acontece muito. Fomos a pé com as nossas professoras e com 2 auxiliares da acção educativa. Para irmos com segurança a Agente Edite acompanhou-nos, ela fazia parar os carros e assim podíamos atravessar as estradas, sem grandes preocupações. Quando chegamos à Estação dos Correios, o Senhor Lima Dias que era o chefe, mandou fazer grupos de 9 meninos, para poder explicar mais facilmente o que nos queria dizer. Enquanto isso os outros ficaram cá fora a brincar. O Senhor Lima explicou todo o processo que as cartas seguiam desde que são postas no marco do correio até chegarem às nossas mãos. Falou do correio azul, do correio verde e das cartas que iam para os outros países. Nós gostamos muito da explicação, foi muito interessante e ficámos a saber coisas que não sabíamos. No fim o senhor Lima ofereceu-nos um porta-chaves que também dá para pôr o telemóvel. A visita acabou e nós regressamos à Escola. Quando chegamos fomos à nossa sala buscar o lanche e brincamos um bocadinho.

Foi uma visita de estudo muito divertida e onde aprendemos muito!